Um dos principais tipos de material é a fibra de carbono, que é bastante leve absorve bem o primeiro impacto. Já os capacetes feitos com fibra de vidro são ainda mais seguros, porque mantém o nível de absorção em novos impactos. Outra material é o chamado ABS, que usa uma tecnologia de plástico injetado.

Os principais documentos que detalham as exigências legais para os capacetes são a Resolução Nº 453/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Portaria Nº 086/2002 do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e a NBR 7471 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Segundo o Inmetro, os tipos de capacete para moto regulamentados no Brasil são: integral (fechado), misto (com queixeira removível), modular (com a frente móvel) e aberto (sem queixeira).

Entre os tipos de capacete para moto, o integral é o mais seguro e, por isso, usado por grande parte dos motociclistas.

Sua viseira cobre somente a faixa do rosto sobre os olhos, e o restante do capacete integral protege todas as partes da cabeça, incluindo a lateral e o queixo.

Um bom capacete desse tipo possui forro removível e um bom sistema de ventilação para aliviar o calor, uma vez que ele é bastante fechado por ser feito para bloquear completamente pedras, insetos e poeira.

Modulares:
O capacete do tipo modular é aquele que possui uma viseira acoplada à queixeira, oferecendo ao motociclista a possibilidade de levantá-la para ter mais conforto em dias de muito calor.

Mas veja bem: essa parte só deve ser levantada quando a moto está parada, pois a viseira é fundamental e obrigatória para a proteção do condutor.

Mesmo assim, é uma funcionalidade útil, pois permite alívio em rápidas paradas sem a necessidade de remover o capacete.

Devido ao fato de a queixeira ser flexível, não protege de maneira tão eficiente quanto o capacete integral.

Mistos:
O capacete misto é semelhante ao modular, mas a diferença é que a queixeira não é móvel, e sim removível, ou seja, o motociclista pode optar por andar com ou sem essa parte.

Também se trata de um modelo que é mais confortável para usar no verão, e sua proteção, assim como no caso do capacete modular, não é tão eficiente quanto à do integral.

Abertos:
O capacete aberto é aquele que não possui queixeira – nem flexível e nem removível. Por isso, entre os tipos de capacete para moto permitidos no Brasil, esse é o menos seguro, apesar de ser também o mais confortável e ventilado.

Você precisa levar em conta que a queixeira é um item que não existe apenas para proteger o queixo, mas sim o rosto do contato com o solo.

A viseira, vale lembrar, será de pouca ajuda nesse caso, pois sua função é proteger contra o vento e sujeira da estrada.

Se o capacete do tipo aberto não vem com viseira acoplada, deve ser usado um óculos de proteção aprovado pelo Contran.

Capacete On Road:
Esses tipos de capacete para moto que apresentamos até agora são ideais para trafegar on road, ou seja, em vias públicas, seja rodovias ou na cidade.

Nesses casos, eles são projetados para proteger o motociclista que anda em locais em que deve respeitar as leis de trânsito.

Isso quer dizer que, seja no asfalto ou em uma estrada de chão, eles não preveem a prática da pilotagem desportiva, ao contrário do modelo que veremos a seguir.

Capacete Off Road:
O capacete off road é aquele usado para os praticantes de motocross, rally, enduro, freestyle e outras modalidades esportivas.

Eles são projetados, portanto, para quem encara a moto como um esporte radical, seja em trilhas ou em pistas desenvolvidas especificamente para competições.

Do mesmo modo que há um tipo de moto especial para essa prática, o tipo de capacete também deve levar em conta as particularidades do esporte.

Os capacetes off road costumam ser integrais, ou seja, envolvem toda a cabeça do motociclista.

O modelo possui uma grande área aberta no rosto, para melhorar a ventilação, conforto e visão do piloto.

Muitos modelos off road não têm viseira, por isso é necessário usar óculos protetores especiais para proteger contra lama, pedras, insetos e poeira.

Outras características desse tipo de capacete são a queixeira alongada, que oferece uma proteção extra contra quedas (afinal, estamos falando de um esporte radical) e uma aba para bloquear a luz do sol.

Embora seja desenvolvido para as competições e trilhas, o capacete off road pode ser utilizado na cidade, desde que o modelo seja aprovado pelo Inmetro.

What's your reaction?
Feliz0
Legal0
Uau0
Será?0
Triste0
Bravo0
Chocado0
Leave a Comment